
-
Arquitetos: Nhabe Scholae
- Área: 160 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Chimnon Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Escondido no coração de um bairro movimentado de Saigon, o local oferece um raro refúgio de tranquilidade — uma condição ideal para regenerar um ecossistema que se reconecta com os fragmentos verdes ao redor, o céu e o rio próximo.



Com a intenção de criar um espaço aberto e em constante evolução que resista a ser limitado por uma linguagem de design fixa, concebemos o Café Hôm como uma espécie de moradia — uma que acomoda múltiplos ritmos temporais. Materiais e móveis são, portanto, tratados como intervenções abertas, onde alterações, reparos e até mesmo remendos ocasionais são abraçados como parte da vida cotidiana.

O ato de cultivar o jardim, com sua vegetação nativa, evoca tradições locais de cuidado com as plantas: ornamentais entrelaçados com hortaliças, árvores frutíferas, plantas trepadeiras e espécies que oferecem sombra. Uma cerca baixa e o terreno inclinado do quintal da frente ecoam os gestos familiares das casas de jardim vernaculares, enquanto aludem indiretamente ao rio que desemboca logo além da parte traseira da propriedade. Limites operáveis aprimoram ainda mais a sensação de profundidade dentro do projeto.

























